quinta-feira, 26 de abril de 2012

          O segundo tempo do dia foi para a aula de Introdução à Pesquisa em Letras. Fiz a apresentação do início do meu projeto de pesquisa cujo título é: Currículo Mínimo e Livro Didático: aproximações ou distanciamentos? Apresentei, também, tema, problema e hipóteses, que ainda sofrerão muitas alterações. O meu orientador, professor Antonio, fez algumas observações e agora vou me dedicar a reorganizar e terminar o meu projeto, que deverá ser novamente apresentado, de forma mais completa, em julho. Vai ser necessária muita pesquisa. E haja reflexão... rs. 
          Uma pequena introdução/justificativa da minha apresentação foi:  "Até o ano passado, os alunos do ensino médio não tinham livro didático de espanhol. No fim do ano de 2011 foi realizada a escolha do livro didático de espanhol, dentre 3 opções que constavam no guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os professores escolheram aquele que, segundo seu modo de ver ou sua metodologia, mais se adequava ao trabalho realizado em sala de aula e/ou à realidade do aluno. Assim, questionam o porquê de serem "obrigados" a trabalhar um currículo que lhes fora apresentado depois da escolha do livro didático e que não está de acordo com a proposta do livro.  No entanto, os professores esquecem que o livro didático deveria ser apenas um material de consulta e de apoio em classe e não o principal e, às vezes, único norteador de seu trabalho."


Nenhum comentário:

Postar um comentário