sábado, 22 de setembro de 2012

Momento Desabafo


          Todos os documentos, publicações, teóricos, estudiosos nos apresentam formas de atuação profissional, reflexões que visem ações positivas e transformadoras na educação de nossos alunos, contudo, a realidade é bastante diferente. Estamos vivendo um tempo em que a educação, a aprendizagem dos alunos estão sendo deixadas de lado, pois o foco maior está em se mostrar resultados à sociedade. A preocupação atual do Governo do Estado do Rio de Janeiro é reduzir o índice de distorção idade-série e para isso são tomadas medidas que em nada auxiliam a aprendizagem do aluno. São criados projetos e programas com a intenção de “formar” os alunos que se encontram atrasados, com idade inadequada para cursar tal série, mesmo que para isso a aprendizagem seja insuficiente.
          Qual a finalidade de se elaborar um capítulo específico para o espanhol nas Orientações Curriculares (2006) se atualmente, apenas seis anos após sua publicação, o espanhol encontra-se nas escolas estaduais do Rio de Janeiro como disciplina optativa, com carga horária de apenas 50 minutos para as turmas do ensino regular e 40 minutos para as turmas da EJA? Sem contar os inúmeros casos de professores que estão com carga horária livre no quadro de horários, pois não existem turmas para alocá-lo, já que a Secretaria Estadual de Educação optou por realizar a chamada “otimização de turmas”, onde os alunos são colocados nas turmas levando-se em conta a metragem de cada sala. Assim, dependendo do tamanho da sala de aula (espaço físico), encontramos turmas com 41 a 50 alunos.
Como trabalhar as quatro habilidades de uma língua estrangeira, proposta retomada no Currículo Mínimo, com turmas de 50 alunos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário